Exclusivo Cadê Meu Neném?: conversei com os médicos que fizeram o transplante de útero no HC

Eu sempre fui 100% favorável à doação de órgãos, porque tenho uma visão de que um corpo após sua morte cerebral não tem nenhuma valia e um transplante salva uma vida. Respeito quem pensa diferente, óbvio, mas é o que desejo para mim. Só que até bem pouco tempo atrás não se falava em transplante de útero. E agora isso mudou, trazendo esperança para meninas que nasceram sem útero ou com má formação e também para as que precisaram retirar o seu por alguma razão, como tumores.

Não sei quem lembra, mas eu tinha anunciado aqui no Facebook do Cadê o primeiro parto em que o bebê foi gestado em útero transplantado nos Estados Unidos. Segundo a reportagem do G1, “a norte-americana recebeu o útero de uma enfermeira de 36 anos, que já tinha tido dois filhos. O hospital Baylor possui um programa de transplante de útero e, até hoje, dez transplantes foram realizados — no entanto, apenas cinco foram completados com sucesso e, em um deles, a gravidez foi possível”.

Notícia linda, mas ainda muito distante da brasileira que precisa de um transplante de útero, certo? Errado. Nasceu essa semana, no Hospital das Clínicas, o primeiro bebê do mundo que foi gerado em um útero transplantado de uma doadora morta. A receptora, de 33 anos, nasceu sem útero, por causa de uma síndrome chamada de Rokitansky. O transplante já tinha acontecido em setembro do ano passado, em uma cirurgia que tinha durado 10 horas. A gravidez precisa acontecer via fertilização in vitro, pois o útero não está conectado com as trompas de Falópio . A paciente engravidou na segunda FIV feita depois do transplante de útero. O parto foi uma cesariana e o órgão foi retirado da mamãe logo na sequência. Fiquei realmente encantada com essa história e fui conversar com os responsáveis por esse milagre da medicina, o dr. Wellington Andraus, coordenador de Serviço de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da USP e o dr. Dani Ejzenberg, especialista em fertilidade e membro da equipe responsável pelo transplante. Hoje, você confere a entrevista com o dr. Wellington, mas te convido a voltar ao Cadê amanhã para ver a entrevista com o dr. Dani.

 

Entrevista com o dr. Wellington Andraus sobre o transplante de útero

post 64 - Wellington Andraus - transplante de útero

Cadê Meu Neném?: Toda mulher pode se candidatar a receber um transplante de útero?

Dr. Wellington: Qualquer mulher que tenha como único problema de fertilidade a ausência do útero. O motivo pode ser porque ela nasceu sem, porque tem sinéquia, porque retirou por câncer ou excesso de miomas e até endometriose que invalide a gravidez. Nesse momento estamos considerando como pacientes, mulheres de até 35 anos, que tenham um relacionamento estável. Mas este ainda é um projeto de pesquisa, vamos ver como vão caminhar no órgãos responsáveis as demais liberações.

 

Cadê Meu Neném?: Outros hospitais no Brasil estariam preparados para realizar esse transplante?

Dr. Wellington: Demanda um treinamento específico, portanto, médicos que desejem treinar para atuar em transplante de útero devem passar por algum hospital que já tenha feito. Em termos de equipamento, qualquer hospital que trabalhe com transplante pode fazer.

 

Cadê Meu Neném?: Qual deve ser o perfil da doadora, além de a família ter autorizado a doação múltipla de órgãos?

Dr. Wellington: Por enquanto, o perfil da doadora é que tenha até 45 anos e já tenha tido um filho.

 

Cadê Meu Neném?: Sobre a doação em vida: o que é preciso para ser doadora?

Dr. Wellington: Nos outros países que fizeram, usaram idades mais avançadas, até mais de 50 anos. Ainda não temos esse programa no Brasil, mas deve valer a regra que já existe para doação de outros órgãos: tem que ser parente ou então ir a um juiz para deixar claro que não existe comércio de órgãos. Depois, deve ter tipo de sangue compatível, na mesma regra que vale para a doação de sangue. Mas a gente só consegue avaliar a qualidade do útero no momento da retirada. Se tiver um ou outro pólipo, apenas, não é um problema.

 

Cadê Meu Neném?: Como o útero “sobrevive” dentro de outro corpo, sem as trompas e ligações habituais?

Dr. Wellington: Ele tem vascularização, e já é transplantado com ela, para se fixar. As artérias e veias são reconectadas na paciente e então fixamos os ligamentos.

 

Cadê Meu Neném?:  Por que o parto foi cesariana?

Dr. Wellington: Ainda não temos certeza se o útero transplantado vai resistir ao esforço de um parto normal. Nós também tememos esse finalzinho da gestação e tiramos o bebê um pouco antes.

 

Cadê Meu Neném?:  O procedimento foi feito pelo SUS?

Dr. Wellington: O transplante, sim. O serviço de fertilização é do Hospital das Clínicas.

 

Cadê Meu Neném?:  A outra paciente que recebeu um útero nesse estudo não conseguiu engravidar. Alguma pista do porquê?

Dr. Wellington: Ela teve uma trombose na artéria e precisamos retirar o útero, ela nem chegou a tentar engravidar.

 

*Foto que abre o post: Flickr/ Hey Paul Studios


33 thoughts on “Exclusivo Cadê Meu Neném?: conversei com os médicos que fizeram o transplante de útero no HC

  1. katia Montanari Responder

    E onde encontramos informação sobre como entrar nessa lista de mulheres interessadas em participar desses testes com transplante de útero? perdi meu utero no parto prematuro da minha única filha e ela faleceu 25 dias após o parto devido a prematuridade. Hoje eu estou congelando os óvulos para tentar o útero de substituição, mas é difícil conseguir alguém disponível. Queria mto tentar esse transplante.

    1. Pri Portugal Responder

      Oi, Katia, seja bem-vinda ao Cadê Meu Neném? Desejo que se sinta acolhida, pois imagino o tamanho da sua dor. Até onde sei essa cirurgia acabou de chegar ao Brasil e só aconteceu no Hospital das Clínicas de São Paulo, então recomendo que vc procure informações a respeito lá, viu? Boa sorte. Bjinho

      1. Kátia Responder

        Obrigada! Vou me informar sim…

        1. Pri Portugal Responder

          <3.

  2. Leila Duarte Costa Responder

    Ola,
    Precisei retirar meu útero e meu sonho é fazer um transplante, mas não tenho a menor ideia de por onde começar …

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Leila, bem-vinda ao Cadê, desejo que se sinta acolhida aqui. Eu te aconselho a procurar o Hospital das Clínicas de São Paulo, pois o transplante pioneiro feito no Brasil aconteceu lá e eles devem ter informações como prazos, requisitos, espera etc. Bjinho, Pri

      1. MARCIELE BARBOSA FREIRE Responder

        Precisei tirar meu útero quando eu tinha 16 anos meu sonho é ser mãe não tive nenhum filho, gostaria de saber como faço para entrar nessa fila , me ajudem por favor

        1. Pri Portugal Responder

          olá, Marciele, dá uma olhada aqui nesse post mais recente sobre o assunto, que tem o contato do médico ao final: http://www.cademeunenem.com.br/transplante-de-utero-no-brasil/

  3. Ana Carolina Responder

    Olá! Vc pode me passar o contato da Kátia? Um e-mail?
    Vivi exatamente a mesma coisa no parto da minha filha e gostaria de conversar com alguém que entenda essa dor dilacerante de perder uma filha e um útero.
    Agradeço muito!

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Ana, eu sinto muito pela sua dor, nem consigo imaginar a força que vc precisou ter para superar esse momento. Acabei de pedir para a Kátia para te passar o e-mail dela. Me escreve no email contato@cademeunenem.com.br para a gente continuar essa conversa? Obrigada. Bjinho, Pri Portugal

  4. Simone Barbosa Responder

    Ola eu me chamo Simone,tenho 37 anos,tirei o utero com 19 anos.Perdi o meu bébé com 7°mes de gravidez,onde tevi que tambem retirar o utero.Eu sofro muito por que o meu maior sonho é ser mae.Por favor alguem pode me ajudar a entrar na lista das mulheres p receber o transplante do utero? e quanto custa esse procedimento.?Por favor?

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Simone, eu sinto muito pela sua dor. Infelizmente não consigo te ajudar, pois sou jornalista e apenas entrevistei os médicos. Mas tenho aconselhado as meninas a procurarem o Hospital das Clínicas aqui em São Paulo, onde esse procedimento inicial foi realizado. Eles devem ter informações sobre espera, requisitos para realizar etc. Fique com o meu abraço e a minha torcida. Bjinho, Pri Portugal

  5. Silvane Carvalho da Silva Responder

    Me chamo Silvane tenho 53 anos 3 filhos adultos cada um com mais d 20 anos sou casada pela segunda vez, meus filhos são do outro casamento hoje sou casada ha 23 anos. Eu retirei o útero em 2010 pois estava com mioma, meu esposo tem 44 anos e não tem nenhum filho e tem vontade d ter. Gostaria de saber como faço. Dar um filho pra ele q é louco pra ter um me ajude por favor não tenho condição d pagar nenhum tratamento gostaria d fazer pelo Sus. Me ajude por favor

    1. Pri Portugal Responder

      Querida, já respondi por e-mail. Bjinho

      1. CRISTINA SPINELLI CHAGAS Responder

        No meu caso tenho 3 filhos, acabei de completar a idade máxima para doar. Gostaria de saber onde me cadastro como doadora.

        1. Pri Portugal Responder

          Oi, Cris, que atitude linda! Vale entrar em contato com clínicas sérias de fertilidade, como a InVida em São Paulo, e se informar dos procedimentos. Confesso que desconheço e, aliás, é uma ótima pauta pra eu correr atrás. ?

  6. RUTH ARLINDO Responder

    Saudação de acordo a hora, sou a Ruth tenho 23 anos de idade tenho marido mas não tenho filho porque não ter útero por razões alheias, o que faço para ter um filho na minha relação.

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Ruth, o que sempre oriento é que as leitoras entrem em contato com o Hospital das Clínicas de São Paulo, único lugar que já fez esse tipo de cirurgia no Brasil, para saber como se candidatar e se a cirurgia já está sendo feita, pois essa foi uma experiência inicial.
      Boa sorte.
      Bjinho
      Pri

  7. Elza P.da Silva Responder

    Oi meu nome é Elza não tenho filhos por conta de um Mioma os médicos retiraram o meu útero quro saber se tem como fazer um transplante de Útero pois Meu maior desejo é ser mãe. Se for possível me responde

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Elza, bem-vinda ao Cadê. Sinto muito pela sua dor. Eu demorei para conseguir contato no HC para ter mais informações sobre o transplante de útero, pois muitas meninas me procuram querendo saber como proceder. Agora estou falando com o dr Wellington e devo ter um post em breve sobre esse assunto. Fique de olho! Bjinho, Pri

  8. Gezoar Ribeiro Responder

    Olá sou Andréia Com …tenho 58 anos.
    Tive. Casamento que acabou tive dois filhos hoje casados e tudi….e hoje estou com uma pessoa que não tem filhos e muito louco para ser pai..gostaria de saber mais..e pelo SUS como faço… Retirei meu útero em 2008..hendonetriose…e agora me aperta o coração..para ter nosso BB… obrigada..

    1. Pri Portugal Responder

      oi, Andréia, bem-vinda ao Cadê. Estou em contato com o dr Wellington para saber mais informações sobre o transplante de útero no Brasil, mas infelizmente a idade é um critério para qualquer transplante… vcs já consideraram adotar juntos uma criança? O site traz vários depoimentos lindos de quem seguiu por esse caminho. Bjinho, Pri

  9. Jessica Cristina Bolinha Fortes Responder

    Boa noite, eu gostaria de doar meu útero pois já tenho dois filhos e não quero ter mais, gostaria de poder ajudar alguma mãe que devido a alguma entercorencia perdeu o seu, queria poder ajudar de alguma forma e como não quero mais ter filhos porque não doar a algum que precisa…
    Só não sei por onde começar e o que devo fazer como nos comentários a cima a falou que já teve um primeirapaz doação gostaria de saber como foi sabe me dizer se ocorreu tudo bem na cirurgia com a doara e com a receptora?

    1. Pri Portugal Responder

      Jessica, que atitude mais linda <3. Estou devendo um post atualizado sobre o transplante de útero: muitas meninas me escrevem perguntando e não consegui mais informações com o HC, mas estou em contato com o dr Wellington e, assim que ele voltar de viagem, vou fazer uma nova entrevista e publicar tudo o que souber. Fique de olho. Bjinho

  10. […] dos posts mais lidos – e que recebem mais dúvidas – do Cadê Meu Neném? é esse aqui, sobre tr... cademeunenem.com.br/transplante-de-utero-no-brasil
  11. Dulcianira Ferreira Pacheco Responder

    Tive câncer no útero precisei retirar.
    Tenho 41 anos gostaria muito de ser mãe.
    Posso fazet o transplante
    Se sim
    Por onde começo
    Obg

    1. Pri Portugal Responder

      olá, Dulcianira, bem-vinda ao Cadê, desejo que se sinta acolhida. Te recomendo a leitura desse post: http://www.cademeunenem.com.br/transplante-de-utero-no-brasil/. Bjinho, Pri Portugal

  12. Naty Responder

    Boa tarde gente vocês sabem como ter informaçoes de transplante de útero

    1. Pri Portugal Responder

      Querida, recomendo ler este post: http://www.cademeunenem.com.br/transplante-de-utero-no-brasil/ Bjinho, Pri

  13. Sandra Aparecida Carqueijeiro Responder

    Quero mais informações sobre receber transplante de útero.

    1. Pri Portugal Responder

      oi, querida, dá uma olhadinha nesse post aqui: http://www.cademeunenem.com.br/transplante-de-utero-no-brasil/

  14. Vinicios Pires Amorim Responder

    Boa noite, meu primo se casou há algum tempo e tentou engravidar a todo custo, sua companheira tem um útero ruim, fizeram muitos exames para chegar a essa constatação eu por intermédio da curiosidade e perceber que o sonho do casal em ter filho(a) com o transplante de útero será possível, sem o transplante será apenas um sonho.
    Sem saber ao certo o que fazer comecei a pesquisar como se a minha vida também dependesse desse transplante, colocando sobre tudo a vontade do casal e mais ainda a minha vontade de vê-los completos com o sonho de construção de uma vida perfeita com filho(a), cheguei até aqui!
    Encontrei muita coisa, endereços, telefones, e-mails e nomes que podem nos auxiliar nessa caminhada, quando eu digo “nos auxiliar nessa caminhada” me coloco também como complemento fundamental em direção à felicidade plena ao conseguir realizar o transplante, gestar uma criança. Eu quero saber com isso o que é preciso para efetuarmos esse transplante o quanto antes.
    desde já, agradeço a atenção!

    1. Pri Portugal Responder

      olá, Vinicios, bem-vindo ao Cadê e muito nobre sua atitude de ajudar seu primo. O transplante de útero ainda é muito novo no Brasil e as informações mais atualizadas estão no Hospital das Clínicas, em São Paulo, então te recomendo entrar em contato com eles. Mas o que significa útero ruim? Precisaria ter um médico especializado avaliando qual a questão, pois a medicina se atualiza a cada dia e algo que podia não ter solução ano passado, pode ter uma solução simples este ano 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *