Um dos posts mais lidos – e que recebem mais dúvidas – do Cadê Meu Neném? é esse aqui, sobre transplante de útero. Desde que aconteceu a primeira cirurgia desse tipo no Brasil, no final de 2017, muitas mulheres que por alguma razão tiveram má formação ou precisaram retirar o órgão em uma cirurgia viram suas esperanças renascerem. E com razão.
Mas infelizmente esse tipo de procedimento extremamente inovador demora para se tornar acessível e para ser realizado em todo o país. Então, para responder a todas as perguntas que tenho recebido a respeito, voltei a conversar com o doutor Wellington Andraus, coordenador de Serviço de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da USP. Veja:
Cadê Meu Neném?: O transplante de útero já está acontecendo em todo o Brasil?
Dr Wellington: Não. Por enquanto só nós do Hospital das Clínicas que nos preparamos para fazer transplante de útero, mas estamos discutindo com o Sistema Nacional de Transplantes para ver como será realizar em maior escala.
Cadê Meu Neném?: Como as pessoas interessadas podem se informar sobre o transplante de útero?
Dr Wellington: Por ora as informações podem ser obtidas por e-mail comigo ou com o doutor Dani Ejzenberg.
Cadê Meu Neném?: Qualquer mulher pode fazer transplante de útero?
Dr Wellington: Desde que esteja em idade reprodutiva, ou seja, tenha no máximo cerca de 35 anos, e não tenha nenhum problema grave de saúde
Cadê Meu Neném?: É possível realizar transplante de útero pelo SUS? Os planos de saúde cobrem?
Dr Wellington: Como esse é um procedimento que ainda não foi regulamentado, nem o SUS nem os planos de saúde cobrem. Isso pode mudar daqui a algum tempo.
Cadê Meu Neném?: Qual é o custo médio desse procedimento?
Dr Wellington: Ainda não temos, mas deverá ser o valor de uma cirurgia de maior porte. Imagino que vá custar menos que um transplante de fígado ou coração, por exemplo.
Cadê Meu Neném?: O que deve fazer quem deseja doar o útero?
Dr Wellington: Normalmente a doação de órgãos de pessoas vivas acontece entre parentes e amigos. Nesse caso não será diferente. É preciso que a receptora e a doadora já tenham passado pelas avaliações de saúde necessárias.
Cadê Meu Neném?: Com o útero transplantado as chances de engravidar são as mesmas de quem tem um útero saudável?
Dr Wellington: Normalmente com o útero natural as chances são maiores, pois com o transplantado é necessário fazer fertilização in vitro que, na literatura, tem chances de sucesso de 40%.
Cadê Meu Neném?: Aproveitando a entrevista, gostaria de saber se já existe transplante de ovário.
Dr Wellington: Existem pesquisas que mostram o congelamento e o reimplante de microfatias de ovário, mas é mais pela questão hormonal que pela fertilidade. Ainda não existe esse tipo de transplante de ovário (como glândula inteira) no Brasil.
Serviço:
Dr Wellington Andraus
wellingtonandraus@gmail.com
Foto: Flickr/ in pastel
Joice Martins 27 de março de 2019
Eu queria doar meu útero,tive três filhos e graças a Deus nenhum problema nas gravidezes,mais não sei como fazer pois moro numa cidade muito pequena e não consigo nenhuma informação sobre isso.
Pri Portugal 5 de abril de 2019
Joice, sua linda, é por causa de pessoas como você que o mundo continua melhorando <3. Segundo o dr. Wellington, normalmente a doação de órgãos de pessoas vivas acontece entre parentes e amigos. Você conhece alguém que possa ser sua receptora? De qualquer forma, entre em contato com ele no e-mail wellingtonandraus@gmail.com para perguntar mais informações. Bjinho, Pri
Renata nadyane carneiro silva lima 19 de março de 2024
Tenho 40 anos , estou com muita saúde casei recentemente e meu esposo sonha em ter filhos ,infelizmente meu maior sonho e dar um filho a ele mas infelizmente não tenho útero devido uma adenomiose e pesquisei muito sobre doações de infelizmente não tenho condições p fazer uma cirurgia dessa, queria muito peço muito a Deus p tocar no coração de alguém w realmente consiga me ajudar realizar esse sonho infelizmente no sus ainda não tem.
Rosangela Souza muniz 18 de março de 2024
Eu tenho 30 anos e não posso ter filhos porque teve que retira o utero e eu creio que um dia Deus vai mim ajuda e vou conseguir eu quero muito engravidar mas sem utero é impossível
Renata Nadyane carneiro silva lima 19 de março de 2024
Poxa achei lindo seu gesto ,meu sonho e receber um utero meu esposo não tem filhos eu perdi meu útero por conta de uma adenomiose. Infelizmente não tenho condições p uma cirurgia dessas ja estou com 40 anos sou saudável e apta p o procedimento mas infelizmente esse procedimento so seria possível se tivesse pelo sus. Tão complicada quando não temos a quem recorrer
Bem difícil
Joice Martins 5 de abril de 2019
Muito obrigada Pri ??
Cael 11 de janeiro de 2023
Olá Pri, eu sou um homem trans e pretendo realizar a histerectomia total em breve. Gostaria muito de poder doar o útero. Será que hoje em 2023 existe essa possibilidade através de algum banco de doação assim como de outros orgãos? Obrigado e parabéns pela matéria.
Pri Portugal 3 de outubro de 2023
<3 que lindo, fiquei emocionada! Eu acredito que quem teria essa resposta seria o HC aqui em SP, onde foi feito o transplante de maneira experimental. Espero muito que dê certo. Bjinho, Pri Portugal (criadora do site)
Deise Marinho 19 de junho de 2023
Gostaria de receber um útero, tive complicação na minha gestação e pedir o meu, como faço ?
Pri Portugal 3 de outubro de 2023
Deise, te peço que entre em contato com o HC em São Paulo para obter essa informação. Bjinho, Pri Portugal (criadora do site)