Lembra que não faz muito tempo eu falei aqui da histerossalpingografia? (Se não lembra, leia já) Pois então, dia desses, conversando com meu imunologista descobri que existe uma nova geração de aparelhos para fazer o exame.
Esses aparelhos não utilizam radiação ionizante, que pode prejudicar os ovários, como faz a histerossalpingografia tradicional. Outra vantagem é que não usa contraste com iodo, o que minimiza as possibilidades de alergia. Mas o mais maravilhoso é que além de ser bem menos dolorido que a histerossalpingografia à moda antiga, esse novo exame pode identificar até mesmo endometriose profunda, que costumava ter um diagnóstico bem difícil.
Como é realizada a Sono-histerossalpingografia
De forma semelhante ao processo tradicional, acontece como um ultrassom transvaginal, em que o médico introduz um cateter pelo canal do colo uterino e, por ele, coloca 10 ml do contraste diluído em soro fisiológico. Ao mesmo tempo, o médico realiza um estudo ultrassonográfico observando a passagem do contraste pelas trompas. O líquido injetado, chamado Echovist, é composto de microbolhas (se quiser ter uma visão mais aprofundada e científica, clique aqui)
Lembrando que a histerossalpingografia só pode ser realizada entre 5º e o 12º segundo dia do ciclo (o primeiro dia é quando veio sua menstruação, o sangue vermelho mesmo) e pode ser feita em clínicas. A paciente já é liberada logo após o procedimento. E a tecnologia é incrível: é possível ter uma visão 3D das trompas e da cavidade uterina. Ponto para a medicina!
Bruna tais ramos Nunes 2 de julho de 2018
Ola bom dia gostaria de alguma indicação de laboratório que fazem este sono histerossalpingografia pois sou alérgica ao iodo.
Grata
Bruna
Pri Portugal 11 de julho de 2018
Querida, demorei para responder por aqui, mas já te respondi por e-mail 🙂 Bjinho
Ana Valeiça 28 de julho de 2019
Olá boa tarde!!!!
Pode me indicar clínicas que realizam esse exame sem o iodo. Pois sou alérgica.
Pri Portugal 23 de agosto de 2019
oi, Ana, por ora eu sei da RDO, aqui em SP. Mas procure nos melhores laboratórios da sua cidade 🙂
LHAIZA SANTANA LOPES 30 de agosto de 2018
Olá adorei o artigo, hoje vi uma luz no fim do túnel. Gostaria de saber os locais onde faz esse exame. Não consegui abrir o artigo sobre novo método.
Lhaiza Taffarel
Pri Portugal 18 de setembro de 2018
Menina, dei uma busca rápida e não encontrei outros lugares, mas sei da clínica RDO (rdo.med.br), em São Paulo. Te ajuda? Bjinho
CAROLINA 31 de agosto de 2018
Olá, onde esse exame está disponível? Tb sou alérgica a iodo. Obrigada!
Ariane 10 de abril de 2019
Gostaria de saber de alguma clínica que tenha sono… tb sou alérgica a iodo. Sou do Rio.
Obrigada!
Pri Portugal 11 de abril de 2019
oi, Ariane, bem-vinda ao Cadê. Vou perguntar na página no FB, ta? Acompanhe por lá. Bjinho, Pri
Pri Portugal 16 de abril de 2019
Ariane, entra no facebook.com/cadeomeunenem que tem várias meninas te dando dicas de lugares 🙂
Bjinho