O que tem que ser vai ser. É estranho imaginar como essa frase sempre fez sentido pra mim. Na escola, no trabalho, nas amizades, nos namoricos… mas na questão da maternidade ela não ecoava no meu peito. Nem durante a terceira FIV. Não sei bem dizer por quê. O fantasma de nunca conseguir engravidar me assombrava e não me deixava ver com clareza o tal do “o que é seu está guardado” que minha mãe, pacientemente, sempre me repetiu.
Mas estava guardado. Depois de árduos sete anos, duas FIVs, uma inseminação artificial e mais uma FIV. Depois de visitar seis médicos diferentes – todos ginecologistas – e descobrir meu diagnóstico com um imunologista. Depois de muitas lágrimas escorridas até cansar, muito conforto vindo das pessoas amadas, muito desabafo aqui no site… ele chegou.
O meu tão sonhado positivo.
Sim.
Positivo.
P
O
S
I
T
I
V
O
Estou grávida.
Já escrevi e reescrevi esse post não sei quantas vezes e ainda acho que não encontrei a forma certa de dar essa notícia.
Eu, que ganho a vida escrevendo, não consigo explicar o que senti quando, tremendo, fiquei tentando entender com meu marido, amor da minha vida, que já enxugou tantas lágrimas nesses sete anos, o que aquele 86 na tela do computador significava.
Era o resultado do meu beta HCG. Eu e meu marido, prudentes depois de tanta dor bem vivida, perguntamos pro nosso médico e ligamos no laboratório. Tudo para ter certeza de que aquilo indicava, sim, um positivo.
Hoje, quase uma semana depois – e mais dois betas, para ter certeza de que o HCG continuava subindo – ainda parece que a ficha não caiu. Meus sintomas até agora? O coração sorri, mas também fica apertado – as estatísticas de perdas no primeiro trimestre de gravidez são assustadoras -, os olhos choram a cada ligação e a cada parabéns. E o útero se contrai muito. Se meus médicos não tivessem me tranquilizado, acharia que estava para menstruar, aliás. Mas não. E agora me pego acariciando a barriga e falando com ela o dia todo.
Uma das coisas que mais passava pela minha cabeça, todos os meses quando achava que estava grávida e também durante essa terceira FIV, era como daria a notícia para minha família e meus amigos. Já visualizei uma cena na ceia de Natal, já me vi subindo numa cadeira para contar durante o réveillon, já me enxerguei fazendo uma cartinha de dia dos pais para o meu pai escrevendo “oi, vovô”, já pensei em deixar o resultado do exame numa caixa de bombons na Páscoa.
Como a vida é cheia de surpresas, claro que nada disso aconteceu. E tive uma intuição assim, em cima da hora, com o resultado em mãos, de gravar um filminho, com brinquedos que compramos – com o máximo de autocontrole possível – nesses sete anos de espera. Tinha que ser um vídeo, pois eu precisaria mandar por WhatsApp pra grande parte das pessoas que eu amo – muitas moram longe, afinal. E foi assim que escrevi meu “final feliz”.
Todo mundo tem sua história para viver. Seus percalços, seus pequenos prazeres, seus aprendizados, suas dores. Hoje sinto um alívio que parece me arrancar uma tonelada do peito. E uma esperança ainda maior no amanhã. Não só pelo meu neném, mas também pelos que ainda não chegaram para todas as meninas que ainda estão tentando ser mamães e sofrendo nessa dolorosa espera. Desejo força e acolhimento a todas e estou aqui para ajudar como puder. ❤️
Foto: Flickr/ the Italian voice
Carolina 26 de março de 2018
Muito feliz por vc! Acompanho seu site há algum tempo, sua vitória é uma inspiração. Também ja fiz várias fivs e hj fui a uma imunologista. Beijos e muita saúde pro bebê!
Pri Portugal 26 de março de 2018
<3 muito obrigada, Carolina. Eu boto muita fé no diagnóstico de um imuno, pois acredito que foi assim que me curei. :-) Vai dar certo pra você também. Beijinho
Jon 11 de junho de 2021
Pri qual foi o problema detectado por seu imunológica? Parabéns pela história, uma benção.
Pri Portugal 17 de junho de 2021
olá 🙂 Lá no diário da minha não-gravidez eu conto tudo direitinho. Aqui tem a entrevista com ele e o contato ao final: http://www.cademeunenem.com.br/entrevistei-o-medico-causas-da-minha-infertilidade/
Andressa 26 de março de 2018
Que o senhor Jesus continue te abençoando e essa gestação seja linda, tranquila e cheia de amor. Muito feliz por vcs. A realização de uma é de todas. Sonho com esse momento. Estou me preparando física e psicologicamente para fazer transferência de embriões ( depois de 3 FIV, sendo uma positiva com aborto após 5 semanas…. muito doloroso). Sinta o meu abraço.
Pri Portugal 26 de março de 2018
oi, Andressa, sinta-se abraçada e energizada com muita força! Obrigada pela oração. Bjinho
Dayse 26 de março de 2018
Aaaiiii meu Deus.
Não consigo segurar as lágrimas Pri. ❣️❣️❣️❣️
Deus abençoe vcs nessa nova etapa. Muitas orações e chuvas de bênçãos. Muito feliz!
Beijos
Pri Portugal 28 de março de 2018
Obrigada, chérie <3. Bjinho
Leticia 26 de março de 2018
Eu não acreditooooo!!! Que felicidade!!!! Eu dei um grito quando li POSITIVO! Aí, parabéns, Pri!!! Você merece muito!!! 2018 é o nosso ano! Parabéns, parabéns e parabéns!!!
Pri Portugal 28 de março de 2018
<3 muito obrigada por compartilhar da minha felicidade, Leticia! 2018 promete! Bjinho
Renata 26 de março de 2018
Que notícia maravilhosa!! Parabéns mamãe! Re
Pri Portugal 28 de março de 2018
🙂 Muito obrigada, Re. Feliz por dividir essa alegria com vcs, que estão sempre comigo. <3 Bjinho
Oksana Guerra 26 de março de 2018
Pri, eu estava aguardando tanto esse post! Que felicidade! Que a alegria e a esperança inundem você, que a deusa a cubra de bençãos e que esse neném venha com muita saúde para sua família! Muito feliz por você! ❤️
Pri Portugal 28 de março de 2018
Eeeeeeee muito obrigada. Vc é um modelo de mãe pra mim, Ok 🙂 Bjinho
Claudia neves schramm 27 de março de 2018
Minha linda sobrinha! Como dizia sua mãe: o que era teu estava guardado. O tempo de Deus é diferente do nosso! Tudo tem sua hora e a sua chegou! Estou tão tão tão feliz por vocês!!! Meu coração explode de alegria! Você merece tudo isso que está acontecendo! Te amo! Que Deus lhes abençoe e proteja! Bjs
Pri Portugal 28 de março de 2018
Também te amo, tia <3.
Vi 28 de março de 2018
Nem sei o q dizer. To aqui no trabalho quase chorando. Feliz demais por vc. Comecei um novo ciclo ontem. Vamos ficar gravidas quase juntas!!! Amém!
Pri Portugal 28 de março de 2018
Oi, Vi, eba! Estou na torcida. Vai dar certo :-))) Bjinho
Lorena 29 de março de 2018
???
Chorei de novo!!!!!!!
O melhor está por vir…
Obrigada por compartilhar todo o processo…
Eu aprendi muito com isso tudo. Acredite. Sou uma pessoa melhor depois dos teus textos…
E vc sabe que evoluir não fazia parte dos meus projetos…. ?
Beijo!
Pri Portugal 29 de março de 2018
Hahahahha você é evolução constante minha amiga. Love you!
Lilian Corado Pereira 2 de abril de 2018
Já falei no insta e vou repetir aqui, muito feliz por ti. Que tudo corra tranquilamente!
Pri Portugal 2 de abril de 2018
<3 obrigada, Lilian.
Marcos 3 de abril de 2018
Menina, pelos seus últimos posts sobre a FIV, eu já contava os dias pra ler aqui que tinha dado certo. É uma felicidade absurda ver no resultado do hbcg esse número mágico que significa que uma nova vida começou, no seu útero e pra você e pro seu marido, né? Foi o dia mais feliz da minha vida até agora quando eu e a Paula vimos o nosso positivo, e isso só deve ser superado daqui a um mês quando a Clarice sair da barriga da minha esposa pra alegrar ainda mais nosso mundo. Estou extremamente feliz por vocês. Seu blog me inspirou, inspirou e encheu de esperanças tanta gente, nada mais justo que agora seja você a colher os frutos de tanta energia boa. Que cada ecografia em que seu bebezinho for tomando forma, crescendo saudável e lindo seja um presente dos céus pra vocês!
Pri Portugal 3 de abril de 2018
Coisa linda esses contatos que fiz aqui no site. Muito feliz por vc e pela sua esposa e na torcida por um parto lindo para a pequena e amada Clarice <3.
Cecilia 3 de abril de 2018
Eu já havia lido seu site nas minhas buscas por informações sobre FIV, durante as minhas inclusive e me identifiquei demais! Bom chegar aqui hoje e ver essa notícia! Parabéns e muita saúde!
Pri Portugal 3 de abril de 2018
oi, Cecilia, td bem?
Bem-vinda ao Cadê, espero que se sinta acolhida nessa jornada que sei bem como é difícil. Muito obrigada pelo seu carinho e estou aqui para o que precisar. Força pra vc que vai dar certo no final! Bjinho
Fer 11 de abril de 2018
Que felicidade!!! Muito parabéns pra vcs! Cada positivo que ouço aumenta minha esperança.
Feliz demais por vcs
Pri Portugal 11 de abril de 2018
oi, Fer, eu contei justamente com essa intenção. Afinal, foram 7 anos tentando, muitos tratamentos e um diagnóstico muito “brigado”: precisei passar por mais de SEIS médicos para descobrir o que eu tinha e finalmente me curar. Desejo essa felicidade para todas as leitoras do Cadê, do fundo do meu coração e conte comigo para o que precisar. Bjinho
Mirlei Teixeira 13 de abril de 2018
Como você está Pri? Estamos todos na torcida por você!!!
Bjs,
Pri Portugal 13 de abril de 2018
Tudo bem por aqui, Mirlei <3. Muito obrigada pelo apoio. Bjinho
Eusa 21 de outubro de 2020
Ola estou muito anguistiada apanhei injeçao hcg e os reagente demora pra terminar e ja tenh 1ano e quero ficar gravida de forma natural sera q isso pode acontecer
Pri Portugal 5 de novembro de 2020
oi, Eusa, eu desconheço essa injeção, foi seu médico que indicou? É possível que você consiga engravidar naturalmente, mas para isso é preciso de um diagnóstico. Vc já foi em endocrino e imunologista? Eles podem trazer uma luz nos casos em que os ginecologistas não consideram. Só dividindo minha experiência com vc e te acolhendo. Bjinho, Pri